Publicado em: 13 de setembro de 2018 | Revisa Ford
Ford dá dicas de como dirigir com segurança durante a gestação

Ford dá dicas de como dirigir com segurança durante a gestação

 

A gravidez é um período especial para as mulheres e, por isso, deve ser cercada de atenção para diminuir qualquer risco à saúde da mãe e do bebê. Ao dirigir, também é necessário tomar alguns cuidados. Confira abaixo as dicas de Edson Kayanuma, médico e supervisor de Saúde e Benefícios da Ford Brasil.

As mulheres devem usar o cinto de segurança de três pontos, mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal deve cruzar o meio do ombro, passar rente aos seios e lateralmente ao abdômen. Ela não deve ficar sobre a barriga, debaixo do braço ou da axila.

Durante o primeiro trimestre de gestação, período em que é mais comum a ocorrência de tonturas, náuseas, vômitos e sonolência, é aconselhável que a gestante não dirija caso tenha algum destes sintomas.

Não é recomendado que a mulher dirija a partir do oitavo mês – ou quando sua barriga tenha crescido o suficiente para ficar muito próxima do volante –, pois, em caso de colisão, há um risco maior do descolamento da placenta ou de indução ao parto prematuro.

É aconselhável deixar números de telefones do obstetra e de familiares em um local de fácil acesso. Em caso de qualquer mal-estar na direção – especialmente contrações – a gestante deve estacionar o veículo em local seguro e contatar o médico ou familiares. Caso seja necessário ir a um hospital, recomenda-se pegar um táxi.

“Estes são apenas alguns conselhos gerais de direção para grávidas. Em caso de limitações adicionais, ela deve sempre seguir as orientações de seu obstetra”, recomenda Kayanuma.

Fonte: Ford Media Center