Publicado em: 23 de agosto de 2018 | Revisa Ford
Ford Ka 2019 chega reestilizado, mais equipado, com novo motor e câmbio automático

Ford Ka 2019 chega reestilizado, mais equipado, com novo motor e câmbio automático

A Ford apresentou a linha completa do Ka 2019, que chegou ao mercado este mês depois da exibição antecipada da versão aventureira FreeStyle no começo do ano. Tanto o hatch como o sedã trazem inovações no estilo, desempenho, segurança, conforto e conectividade, ampliando a oferta de versões e equipamentos. Esta renovação abrangente mostra a disposição da marca de reforçar a sua presença no principal segmento da indústria: em 2018, o Ka se consolidou como vice-líder de vendas no Brasil com os modelos hatch e sedã.

Além da transmissão automática de seis velocidades, oferecida pela primeira vez na linha, o Ka tem agora a opção do motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros – com 136 cv, o mais potente do segmento –, ao lado do avançado 1.0 Ti-VCT de três cilindros. Central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5 polegadas, seis airbags, bancos de couro, botão de partida Ford Power, câmera de ré e sensor de estacionamento também integram a lista de novos equipamentos do compacto.

O design do Ka 2019 ficou mais encorpado, com novas grades, para-choques com grafismo em “C” e outros aprimoramentos que aumentaram a sua eficiência aerodinâmica. O interior também exibe um acabamento mais caprichado, com novos materiais de revestimento, texturas e cores que criam um ambiente agradável e de personalidade para cada série.

A linha oferece sete opções de cores modernas e elegantes: as sólidas vermelho Arpoador e branco Ártico, a metálica prata Dublin e as perolizadas cinza Moscou, cinza Copenhagen, preto Bristol e marrom Trancoso, esta última exclusiva do FreeStyle.

Segurança, conectividade e conforto

A Ford aproveitou para refinar também outros aspectos do Ka. A carroceria recebeu reforços estruturais que aumentam a rigidez torsional e a segurança, a suspensão traz uma nova calibração e a cabine oferece o melhor nível de silêncio da categoria, com a adoção de um pacote que inclui para-brisa acústico.

A central multimídia SYNC 3 representa o que há de mais avançado em conectividade. Sua tela flutuante capacitiva de 6,5 polegadas, sensível ao toque e posicionada na parte superior do painel, favorece a visibilidade e o manuseio. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, permite o espelhamento do Waze e o acesso a vários aplicativos com comandos de voz e uso intuitivo. Ela é acompanhada de duas entradas USB de carga rápida no console.

“O Ford Ka 2019 é um veículo evoluído e completo, com novidades de estilo, desempenho, conteúdo e preço que o colocam à frente dos competidores do segmento”, diz Mauricio Greco, diretor de Marketing da Ford. “A linha está mais completa que nunca, com diferentes versões para atender os consumidores que querem carros de entrada cada vez mais inovadores, conectados e com a opção de câmbio automático nas versões hatch e sedã.”

Liderança em desempenho

Com várias inovações tecnológicas, o novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros do Ka tem a maior potência e torque específicos do segmento. Desenvolve uma potência de 136 cv, torque de 158 Nm e entrega 89% da força máxima a apenas 1.500 rpm, o que se traduz em agilidade no trânsito e nas retomadas.

A nova transmissão automática de seis velocidades, com conversor de torque integrado, tem um funcionamento suave, silencioso e eficiente. Ela conta com recursos avançados, incluindo a opção de trocas manuais na alavanca. A transmissão manual que equipa a linha também é nova. Mais leve e compacta, se caracteriza pela alta precisão, economia e baixo nível de ruído.

Tendências

O Ford Ka é um carro com uma trajetória única dentro da indústria, marcada pela grande evolução ao longo de suas três gerações. O atual modelo global, com projeto totalmente novo desenvolvido no Brasil, foi lançado em 2014 e agora será vendido em 125 países. No Brasil ele já vendeu 440 mil unidades, somando mais de 2 milhões de unidades desde a primeira geração.

No primeiro semestre de 2018, o Ka foi o segundo modelo mais vendido do mercado brasileiro, tanto na versão hatch como no sedã. Além disso, segundo o Google Trends, foi o carro mais buscado pelos consumidores na internet nos últimos 12 meses.

“Vários fatores contribuem para esse sucesso”, afirma Mauricio Greco. “Além do design moderno e excelente dirigibilidade, com motores potentes e econômicos, conforto e versatilidade, conta com a confiança da marca e ampla rede de assistência, o que é reforçado pela experimentação do veículo.”

Na evolução das tendências do segmento, o que mais chama a atenção é o avanço da conectividade nos veículos, hoje buscada por mais de 50% dos consumidores, e da transmissão automática, que há cinco anos era desejada por 5% dos clientes e agora chega a 30%. Cresceu também de 1% para 5% o volume de compradores que querem atributos de utilitários nos carros da categoria.

“Com a introdução da central multimídia SYNC 3, da transmissão automática e da versão FreeStyle, o Ka 2019 amplia a oferta para atender os desejos desses novos consumidores”, completa Greco.

 

FONTE: Ford Media Center